quarta-feira, 2 de junho de 2010

advertência: post com azedume sem destinatário

Quem também se irrita com isto ponha o dedo no ar!
Chego de férias e tenho 500 e-mails para ver. Metade vai directamente para o lixo, outros vou lendo e fazendo uma triagem. Chego então à conclusão que gostava de ter coragem para dizer a algumas pessoas que parem de me mandar mails que não interessam a ninguém. Aquela metade que eu disse que vai directamente para o lixo – sem grande paragem na casa de partida – são aqueles e-mails com musiquinha da Enya, powerpoints com paisagens e com uns dizeres magníficos sobre as maravilhas da energia positiva e tão cheios de supostas grandes verdades como de erros ortográficos grosseiros. Aos primeiros acordes de uma panpipe reviro os olhos e carrego no “eliminar”.
O que tem mesmo graça é que regra geral, no fim do dito cujo, vem sempre qualquer coisa como: “se você enviar para 15 amigos nos próximos 5 minutos acontecerá uma coisa fantástica na sua vida. Peça um desejo. Se não enviar terá 15 anos de azar”. Então mas quem me manda estas coisas não gosta da minha pessoa ou quê? É que não entendo. Há uns bons 18 anos lembro-me que já existia esta pseudo corrente de sorte/azar quando me enviaram por correio uma carta que eu supostamente tinha de reenviar. Há uns bons 18 anos já eu tinha pelo menos 2 neurónios a funcionar (agora são 3) e a carta foi para o lixo. O espantoso é que há quem insista e continue estas correntes… de disparates.
Depois temos outro tipo de emails que me deixa a atirar para o furioso: o da criancinha uruguaia desaparecida, o menino que só tem uma perna, a bebé queimada, a doença rara, os pijaminhas para o serviço de oncologia, o champô que causa doenças fatais, o cão a morrer à fome numa exposição, o Actimel que desequilibra as defesas naturais do nosso corpo, o “tem-cuidado-com-não-sei-o-quê-que-é-muuuuuito-perigoso”. Tudo com muito drama a apelar ao nosso lado sentimentalão. Eu apago tudo. E fico irritada. São hoaxes, minha gente, povo do meu país! Não deram conta que a mesma foto é usada vezes sem conta com pedidos diferentes? Que os contactos nunca existem? Não acham estranho que a Microsoft envie 100 dólares por cada mail que reenviam (terei de ser eu a contar que o Bill Gates está a borrifar-se para a plebe )? Que a Nokia ofereça um modelo novo só porque indicaram 20 contactos? Não cheira a estratégias para sacar endereços de e-mail e engrossar bases de dados, produto da imaginação de pessoas que algures na pré-adolescência viram o desenvolvimento do seu cérebro parar por completo?
O mais triste é que quem precisa mesmo de ajuda perde credibilidade ao utilizar a net como espaço para lançar um qualquer apelo. Falo por mim, fico sempre de pé atrás, com algum peso na consciência que gostava de dispensar.
Por isso adorava que parassem de me reenviar à toa essas tretas*. Adorava que as pessoas confirmassem a veracidade dos emails* antes de me impingir desgraças alheias de pessoas que nem sonham que a sua imagem (ou a dos filhos) anda a pulular na internet e a alimentar um negócio.


*Há ainda um outro tipo de mails que dispenso, aqueles muito simpáticos em que aparecem vídeos de mulheres a serem lapidadas, ruandeses a serem decapitados, etc. Mas isso são outros quinhentos.
** google it!

3 comentários:

  1. Apoio a Sra. Alegre Casinha!
    Basta de perda de tempo!!

    ResponderEliminar
  2. Clap clap clap... Subscrevo inteiramente!

    ResponderEliminar
  3. eheh :)
    menos mal,já vi que não estou sozinha nestes pensamentos semi-raivosos. :)
    bom fim de semana Carmo e Miss Kin!

    ResponderEliminar