segunda-feira, 19 de julho de 2010

Todos os nomes

Numa conversa de café fala-se de nomes para futuros petizes. Diz um amigo – verdadeiramente interessado no assunto – que gostava de chamar Manel (em vez de Manuel) ao filho mas que tal não é possível segundo a lei portuguesa. Lembrei-me imediatamente de uma listinha que se encontra disponível no site do serviço de registo civil. Com cerca de 80 páginas aquilo é uma risota pegada. Mas aquela lista tem um dark side, é perigosa para os nossos ouvidos e pode eventualmente toldar o bom senso de muitas pessoas. Por exemplo, diz a famosa lista que qualquer cidadão português pode baptizar a sua cria de Quévin, Ralfe, Rói, Patrique. Ou então Eleazar, Mago, Manassés, Nernode, Primitivo, Primo, Minon, Melquisedeque (ufa, que este é difícil de pronunciar).
Para a menina temos Matrosa, Solôngia, Merrita, Ninfa, Eglantina, Elca, Marjolene, Nichal e até Marquesa. Há um apontamento delicioso: é possível chamar Nanci a uma bebé mas “é preferível a forma Nance”. [Ó Nance! Vai buscar fiambre à mãe!]
Eu nunca entendi o desejo que muitas pessoas têm de dar um nome invulgar aos filhos. Ah e tal porque na turma da minha prima há 4 Marianas, 3 Matildes e 5 Carolinas. Sim senhora, é verdade. Concordo. Mas não é preciso ir para extremos. Chamar Papoila só porque é diferente traz-me muitas dúvidas. Esta é uma opinião pessoal, claro, que gosto de nomes simples. Preferia mil vezes chamar-me Matilde (não, não é um nome da minha eleição) a chamar-me Noah, por exemplo. É que depois, minha gente, depois do nome vem o malfadado apelido. E uma Matilde da Silva é mais composto que uma Noah da Silva. Ou uma Noah Ferreira. Noah Lopes. Há nomes que na língua de origem soam bem, são delicados e suaves, mas que na língua de Camões são verdadeiras lixas. É a pronúncia, o sotaque, o aportuguesamento inevitável. Não sei se já vos aconteceu não saber como pronunciar o nome (estrangeiro) de uma pessoa acabámos de conhecer. Se o dizemos na língua de origem com sotaque à altura soamos a pretensiosos, se o dizemos à moda portuguesa parecemos uns labregos.

Voltando ao meu amigo. Dizia ele que não concordava que houvesse restrição na atribuição de nomes às crianças. Se ele soubesse que algumas pessoas quiseram dar como primeiro presente ao seu rebento um destes lindos nomes acho que mudava de opinião.

Ovni,
Reboredo,
Pégui,
Roça,
Paleologo,
Sandokan,
Pisca,
Rihanna,
Piaget,
Satélite,
Sayonara

2 comentários:

  1. LOLOOLLOLOOL

    Nós temos uma amiga que quer chamar à sua filha um nome engraçado também.... Não vou apontar o dedo, mas aposto que sabes quem é hihhiihhiihhi

    Eu já me decidi: Jasmim se for miúda e caso seja um rapaz, talvez Francisco! :P (não, não tenho novidades para dar!)

    ResponderEliminar
  2. e sabes o que é mais curioso? é que esse nome é um dos 'admitidos' pelo registo civil!
    também gosto de Francisco :)

    ResponderEliminar