terça-feira, 13 de outubro de 2009

Stairway to Heaven

Ora que já temos 1/4 de soalho colocado e o início das escadas. As escadas antigas, para além de ter degraus muito curtinhos (e eu tenho um pé semi-anão porque calço o 37 e mesmo assim ficava com meio pé de fora), tinha uma inclinação muito acentuada. Para contornar esse problema os primeiros degraus, agora maiores, passaram a ter forma de "leque", suavizando a tal inclinação.
o " antes" com o pormenor da aduela da porta da antiga casa de banho
depois

Com este "leque" (que depois será forrado com madeira) a inclinação será bem menor e o perigo de dar um trambolhão e partir algum ossinho fica reduzido. Aliás, em princípio nem vamos colocar corrimão.
Já o processo de colocação do soalho está a ser um pouco mais demorado que o previsto porque as madeiras precisam de muitos acertos. Ainda assim com 1/4 de soalho colocado já dá para ter uma ideia de como vai ficar o tecto da sala e o chão dos quartos. E assim vão os dias na Alegre Casinha.

6 comentários:

  1. Sra. Alegre Casinha, tudo bem?

    Olha, que estratagema arranjaram para tratar as vigas? Que tipo de tanque ou outra solução? Nós ainda não temos uma maneira, não temos um tanque com 3 ou 4 metros... teremos de improvisar um, talvez com manga plástica!!

    Já agora, fizeram o tratamento com Boro ou com outro produto?

    Boa continuação de construções!

    ResponderEliminar
  2. Olá Carmo.
    Não te conheço mas estive-me a informar e parece que és boa pessoa =)
    Bem, as vigas e restantes peças não foram tratadas por imersão. Se tens um problema com 3 ou 4 metros, nós teríamos um problema com 7 ou 8 e por isso foi tudo à trincha.
    Aplicámos 3 demãos em tudo. Uma de Nilzoné Castanho e duas de um imunizador da Barbot incolor cujo nome não me lembro.
    No final, com tudo prontinho, ainda leva outra de incolor. As partes da madeira que não vão ficar "ao ar", como é o caso dos topos das vigas, e que por inerência não poderão secar depois de receber alguma humidade que venha das paredes, ainda levaram óleo para além dos imunizadores.
    Finalmente, não sei qual é o princípio activo de qualquer um dos produtos. Para ser sincero, somente agora é que me preocupei em ver como é que isso funciona, mas acho que não fizémos "borrada" porque fomos aconselhados pelo nosso carpinteiro-tradicional-sapatinho-de-descanso.
    Beijinhos e bom trabalho.
    SR. A.C.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Sr. Alegre Casinha!

    Obrigada pelo conselho! A nossa casinha anda muito mais lenta; andamos ainda à procura de tudo!

    Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  4. eu cá acho que todos os sites de marcas de bricolage deviam ter um link para este blog!:)aprende-se mt por aqui... um dia q constua a minha casa já tenho 2 couples p se chegarem à frente pelo menos com a sua sabedoria, pos vai ser daqui a tts anos q vocês já vão ser velhinhos e eu vouter q carregar tudo sozinha!:):)

    ResponderEliminar
  5. hummmmmm...marilyn...sabes que..cof cof cof...quando nós formos um couple velhinho tu também estarás uma carcaça a atirar para o duro...Mas prometo que todos juntos, com as bengalas e andarilhos, ajudamos a acartar tudo!

    ResponderEliminar
  6. eu lamento informar, mas vou ser sempre mais jovem do que vocês!hihihiih

    ResponderEliminar