segunda-feira, 31 de maio de 2010

Voltámos mas o carro ainda não

A primeira leva de férias já se foi. E começou de forma irreal.
Primeiro dia, muito calor, eu, o sr.AC e a Dixie no carro rumo ao Algarve via auto-estrada. Pelo caminho eu só dizia "ainda bem que este carro tem ar condicionado, dá mesmo jeito por causa da Dixie". Mas houve uma entidade celestial que não concordou comigo e vai daí rebentou-se a correia do alternador do carro. Salta um bocado de plástico e o carro começa a rugir. [Raios...Vê lá se o pneu está bom.] O sr. AC sai do carro e vê que estava tudo aparentemente bem. Menos o tal rugido. [Está tanto calor...Vou encostar debaixo do viaduto]. O senhor da assistência em viagem chega e confirma o diagnóstico que o sr.AC tinha feito segundos antes: a correia do altenador rebentou. Mas o tal rugido é que era estranho. [Chamem o reboque do seguro. Se for só a correia é rápido, meia hora. Mas esse barulho é estranho...] Quarenta minutos debaixo do viaduto com um calor atípico e aparece o reboque. [Não podem ir no vosso carro, têm de ir à frente. / Mas e a cadela? / Vem à frente também!]
E aí começa a odisseia. Lá vamos os três e a Dixie apertados no banco do reboque com o tal calor insuportável. Alguns km depois estamos numa oficina em Grândola.[Ligue lá o carro!] Nada a fazer, afinal o rugido indica que o carro padece de enfermidade mais grave. Ala para casa. Vá de saltar para a cabine do reboque, quente e suja, com o enorme vidro pintado de amarelo e vermelho dos milhares de mosquitos esborrachados. Lá vamos os três apertados, danados com a vida e o raio das férias que ainda não tinham sequer começado, rumo a casa numa viagem que pela auto-estrada durou 40 minutos mas que pela nacional - num reboque que não dava mais de 70 km/hora - durou mais de 2horas e 30m. Cheios de calor chegámos à oficina cá do sítio para ouvir a sentença: a correia do alternador partiu, enfiou-se pela correia de distribuição, "descomandou" 4 válvulas e...dá cá 500 euros. Dor.

Mas não nos demos por vencidos. No dia seguinte enfiámos as tralhas na carrinha do meu pai (mais conhecida por 'rissol' ou 'carapau', um dia explico porquê) e fomos para Sagres. Finalmente estávamos de férias!

2 comentários:

  1. mai nada!!!!soluções, soluções!!!!:)é esse o espírito... eu acabei por ir alentejanar no domingo!:)

    ResponderEliminar
  2. eu bem que percebi pela sms (que tinha as palavras "ameijoas" e "vinho") que estavas em bom sitio...;)

    ResponderEliminar