sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Já falta pouco...

Cá estão as fotos (via telemóvel) do making of do forninho. Num dia apenas o sr. AC conseguiu dar um grande avanço ao forno. Com jeitinho no domingo já se coze qualquer coisa!
Então diz que foi assim:
Primeiro passo - decidir onde vai ficar o forninho e onde fica a porta (ok, esta é fácil).
Segundo passo - colocar quatro tijoleiras no chão e na junção das quatro pregar um prego.
Terceiro passo - Prende-se um fio no prego. Este fio vai permitir que o diâmetro do forno seja sempre uniforme em largura e em altura.
Quarto passo - Colocar os tijolos refractários usando o fio como compasso improvisado. Estes tijolos já têm uma certa inclinação, são convexos. Deste modo as paredes curvam naturalmente.
Quinto passo - Acompanhar os tijolos com cimento refractário do tipo francês.
Sexto passo - Utilizar um pedaço de pneu ou outra coisa parecida como suporte para o arco da porta do forno. A foto ilustra bem o processo.
O sétimo passo - o da conclusão da cúpula - fica para um próximo post para ter direito a foto. É a parte mais crítica da construção porque tem de ficar bem travada. Para além do forno em si é necessário fazer a "caixa" onde o forno fica embutido. Esta "caixa" será feita com pedra da nossa famosa montanha de pedras.
Entretanto amanhã vou apanhar alecrim do campo porque li algures que é bom para fazer vassourinhas para limpar as cinzas :)


3 comentários:

  1. =)
    Esqueceste-te da areia!
    A caixa (neste caso de pedra) em volta do forno enche-se com areia, para conservar melhor o calor.
    AC

    ResponderEliminar
  2. Vocês... estragam-se com mimos!

    Muito bem!

    Carmo

    ResponderEliminar
  3. e quando eu cheguei lá!!já estava pronto!!!!:)depois de muitas fotos, fui ver o projecto ao vivo e a cores!!!lindos pá!aconselho vivamente aos leitores do blogue a passar lá!tudo ganha uma nova dimensão!:)

    ResponderEliminar