terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Fungágá da bicharada

Novo ano, bicho novo lá pelas imediações da casa. Uma cobra a dormitar na nossa montanha de pedras, uma salamandra gorda a reluzir sob a luz da lua e ainda um bicho localmente conhecido por...tcharan.....cú de galinha! Palavrinha pouco simpática eu sei mas é mesmo assim que lhe chamam. Eu já tinha visto uns bichos parecidos aquando de um belo acampamento de escoteiros em Tomar, há uns 13 anos atrás, numa terra chamada Montes. No meio da madeira molhada e em decomposição lá estavam eles a ruminar madeira velha. Não sei se são do mesmo tipo mas são mesmo muito parecidos. E deve ser a "época" deles porque já apareceram uns quantos. Os das fotos até não são muito grandes, mas diz o sr. AC que viu um que tinha o dobro do tamanho.

8 comentários:

  1. Escuteiros é com "U" !!!
    HAHAHA =)

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo pouco anónimo:)
    O que quer dizer escoteiro? Nos dicionários: "o que não leva mochila ou alforge; que viaja ligeiro; pagando escote (o que compete a cada um) pelo caminho; explorador". 0 vocábulo teve geral aceitação. Em 1913, surge no próprio nome da primeira Associação dos Escoteiros de Portugal que se formou. Durante mais de duas décadas, tanto escoteiro como escotismo foram usados em Portugal. No nosso país, homens como o Dr. Sá Oliveira, professor de Latim, e o Dr. João de Barros, também pedagogo, utilizaram esta grafia.
    Em 1923, o movimento sofreu uma cisão. Alguns dirigentes, contrariando o ecumenismo de Baden-Powell, criaram nova associação reservada a elementos da confissão católica romana, e optaram pelo termo inglês: Corpo Nacional de Scouts Católicos. Mas o termo scout era, pelo menos, incómodo, face ao portuguesismo de escoteiro. Assim, surgiu uma alternativa , na década de 30, escuta, e um neologismo (escutismo) com origem no termo francês écouter.
    Entendidos? ;)

    ResponderEliminar
  3. DEUS, PÁTRIA E FAMÍLIA
    Viva o escutismo com "U"
    =)

    ResponderEliminar
  4. :) Ehehehe
    Vai ver se está a chover, sim?
    Agradecida.

    ResponderEliminar
  5. ó anónimo, qual é a cena???vai ver mas é se está a nevar na "igreija"!:)a grande diferença é que os escoteiros aceita todas as pessoas qualquer que seja a sua confissão religiosa.... e os catequistas sugadores de dinheiro dos crentes são elitistas e não o fazem:)

    ResponderEliminar
  6. Eheheh
    Nada como uma (já muito velha) picardia!

    ResponderEliminar
  7. Vide Comentário n.º3
    hehe

    ResponderEliminar