terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Uma Aventura na Alegre Casinha - 2009


Estamos a chegar ao fim de 2009. E que ano este…
2009 vai ser um daqueles anos que ficam na memória e servem de referência para nos situarmos no tempo que já lá vai, como por exemplo o longínquo ano de 1985, ano em que entrei para a escola. Eu e a minha lancheira cor-de-rosa. Ou o de 1987, ano em que apanhei piolhos na escola porque quando tirámos a fotografia de turma (e uma foto a solo com um cenário tipo Heidi atrás) a assistente do fotógrafo penteou todos os miúdos com o mesmo pente. Todos os que estavam na fila atrás da Marília não se safaram. Eu estava mesmo atrás da Marília.
Há também o tempo “antes-do-ISCTE” (1998) e o tempo “depois-do-ISCTE”. E o tempo “antes-do-Alentejo”(2001) e o “depois-do-Alentejo”. E a lista poderia continuar por aí fora.
Portanto, imagino que em algumas conversas caseiras vá acontecer qualquer coisa como:
“- Olha lá, não-sei-o-quê foi há quanto tempo? 15 anos? Foi antes ou depois de comprarmos a casa?
- Foi depois. Então, em 2009 comprámos a casa e foi nesse ano que
…”

É claro nem tudo foi fácil neste ano. Nã,nã… Barafustei muito. Disse que fazia e acontecia. Rabujei e preocupei-me como nunca. Enganei-me. Enganaram-me. Senti-me desgastada. Estive ausente. Fiz quilómetros demais, num ir e vir sem vontade. Perdi, para sempre, o meu avô.
Mas, ainda assim, 2009 foi um ano bom... Foi um ano de muito trabalho. Trabalho duro, daquele que faz troça de quem passa o dia atrás de uma secretária. Foi um ano em que atalhámos por outras artes e outros ofícios. Descobrimos novas formas de viver, de pensar, de habitar. Encontrámos memórias de outros tempos. Conhecemos pessoas com histórias na ponta da língua.
Vimos, numa oportunidade ímpar, de e como é feita a nossa casa. O que está por detrás. Estive com os meus pais mais vezes do que nos últimos 7 anos. Nasceu a Dixie. Tenho o coração feliz.
2009 foi um ano bom. 2010 ainda vai ser melhor.

2 comentários:

  1. "Descobrimos novas formas de viver, de pensar, de habitar. Encontrámos memórias de outros tempos. Conhecemos pessoas com histórias na ponta da língua."

    Quase que dá vontade de ter nascido naquele tempo, não é? Tudo era feito com tanta simplicidade e ao mesmo tempo tão funcional...



    Força, tá quase na recta final.. Um grande abraço do Vosso Amigo.. Pisco

    ResponderEliminar
  2. Amigo Pisco :)
    Bem vindo, obrigada pela visita e pelas palavras!
    Um bom ano para voces!

    ResponderEliminar