segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Azeite

Na sexta feira fomos a uma palestra dedicada aos lagares e à produção tradicional do azeite, no âmbito de um projecto municipal ligado aos saberes/fazeres locais. O orador fez uma apresentação muito interessante e no final pudemos fazer uma pequena prova de azeites. Eram apenas 4 variedades mas deu para perceber que os azeites podem ser muito diferentes entre si. Um deles tinha sido colhido no dia anterior e tinha um travo amargo e picante. Sabia a 'verde', se é que me faço entender. Um outro sabia muito levemente a tomate  e outro a banana. O mais velho (da época passada) aproximava-se do azeite corrente que se utiliza na maioria das casas. Eu sei que esta história de saber a 'verde', 'tomate' ou 'banana' lembra as descrições que encontramos nos rótulos de certos vinhos e que eu nunca consegui identificar  - "...suaves reminiscências de especiarias e geleias de frutos vermelhos com ameixa... " - mas no caso destes azeites era bastante fácil de distinguir.


Algumas das ideias a reter:

-  não se escolhe o azeite pela acidez (é o mesmo que escolher o vinho pelos graus)
- o azeite virgem extra é o melhor 
- o azeite perde qualidade com o tempo; não vale a pena guardar
- uma fatia de laranja, alho, sal e um fio de azeite dá uma boa entrada
- uma fatia de laranja, azeite e mel dá uma boa sobremesa



4 comentários:

  1. nós por aqui consumimos aquele que apanhamos, a qualidade depende como sempre dos anos, este ano a ver vamos. mas não tem nada a ver com o de compra, não consigo comer o que se vende no supermercado... estou mal habituada:)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. já fiz aqui um comentário mas o blogger deu um erro qualquer...
    aqui em casa só se consume azeite caseiro, já experimentei do de compra e não tem nada a ver.
    um azeite caseiro, num ano bom, é uma maravilha:)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ana: nunca tinha experimentado azeite "caseiro"! Adorei, é completamente diferente! Vou estar mais atenta ao azeite que compro. )

    ResponderEliminar
  4. e olha que pelo que reparo, o azeite das marcas brancas costuma ser muito mais parecido com o dos lagares, portanto deve ser bem melhor d que aquele de marca, muito amarelinho, cor pouco usual para o azeite bom.
    beijos

    ResponderEliminar