segunda-feira, 31 de outubro de 2011

halloween

(...) o meu mais velho já vai à escola. Uma escola pequena, pública, laica e aqui do bairro, na qual o meu Rititi Boy deve ser muito feliz, porque o gajo não me conta nada. Tudo bem? Sim. E que fizeste? Não me lembro. O meu filho, se alguém tinha dúvidas, é um gajo. Mais informação não recebo, a não ser umas fotocópias metidas no bolso do bibe, num estilo instrução militar, do género paguem as aulas de música ou dedique um tempo da sua vida a fazer uma bruxa para a festa de Halloween que festejaremos esta semana. Alto aí!! Halloween?? Masquestamerda? Estamos a falar do mesmo colégio laico que não comemora o Dia da Mãe porque é uma festa religiosa? E Halloween é o que, exactamente? Ou se calhar além de laicos, os directores deste colégio têm também uma vocação global e espera-me um ano lectivo de comemorações multiculturais e multinacionais desde o Fim de Ano chinês, passando pelo 25 de Abril turco e Dia da Independência do Uganda? Ou acaso são simplesmente ignorantes e ninguém lhes disse que aqui, nesta nossa terra e nesta nossa cultura, nos nossos genes, Halloween não existe e que aqui celebramos o Dia de Todos os Santos, dos nossos defuntos, que aqui honramos a memória dos nossos seres queridos sem precisar de máscaras e bruxas e pintelhices pirosas? E agora, se me dão licença, vou passar um “tempo de qualidade” com o filho de três anos enquanto EU recorto cartolinas às cores, tento pintar um chapéu com papel de alumínio e faço um vestido para a puta da bruxa com o saco do lixo enquanto gajo caga para mim e vê os desenhos animados. Ainda bem que me falta tempo para ir à escola e meter o pau da vassoura da bruxa por onde eu bem sei

4 comentários:

  1. Está verdadeiramente cómico o texto. É para levar a sério? Eu cá já passei por tudo isso, e filosofias e opiniões á parte, facto é que a criançada se diverte pra caramba com essas coisas, basta ver a adesão ao zoombie walk ontem á noite na baixa! (e não eram crianças...)
    Mas se vamos importar festas quero um 4 de julho (ou outro qualquer tanto se me dá) porque o que eu quero mesmo é o fogo de artifício! :D

    ResponderEliminar
  2. :) eu achei piada ao texto (como quase todos os posts da autora) principalmente a parte em que diz que a escola não celebra o dia da mãe por ser um feriado religioso (?) mas celebra o Halloween. Nada contra festas e alegrias alheias mas confesso que acho pouca piada ver/ouvir os miúdos a dizer "trick or treat" com o saco de plástico do pingo doce na mão a pedir doces e dinheiro e a largar um obrigado muito sumido. Depois o facto de ser dia de todos os santos parece não interessar nada a não ser por dar um belo feriado (que provavelmente vai acabar). A verdade é que sou pouco dada a "americanizações" em substituição (e aqui sublinho a substituição) de tradições nossas mas percebo perfeitamente que os miúdos achem mais piada. :)

    ResponderEliminar
  3. tenho de acrescentar: muito provavelmente daqui a uns anos também eu estarei a recortar um chapéu de bruxa e a inventar uma fatiota para a Maria. :)

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida nenhuma que é o mais próvável! lol
    Eu tb n sou a favor nem de americanizações ou outras nacionalidades, em substituição das nossas tradições. O que é nacional é bom e recomenda-se, mas nos dias que correm há que ter jogo de cintura!
    E sim os feriados são uma raça em vias de extinção...
    Beijos para todos aí da AC :)

    ResponderEliminar