quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Croniqueta Dental

Dizem que os dentes do siso são os dentes do juízo. No meu caso, os dentes do siso são os dentes do prejuízo. Desde que nasceram - há mais de uma década - que os velhacos começaram uma ditadura na minha mandíbula. Os restantes, com medo, começaram a encostar-se, a encostar-se, a encostar-se, e o resultado é uma articulação temporomandibular a dar estalinhos, um canino à vampiro (ao menos podiam ser 2!) e os incisivos centrais com uma ligeira inclinação para dentro.
Para resolver este problema ontem foi dia de dentista. Já tinha ido a 2 consultas preparatórias para fazer os moldes e uma outra para discutir o processo e o orçamento. Decisão tomada e ontem foi dia de colocar 3 elásticos no meio dos molares. Demorou 5 minutos, não doeu e foi fácil. Basicamente enfiaram uma argolinha elástica num fio dental mais grosso, depois pressionaram o fio no meio dos dentes, o elástico ficou lá preso e de seguida puxaram o fio. A sensação é a de ter um pedaço de comida no meio dos dentes. Não doí, não chateia muito mas sabe-se que está lá.
Gostava de explicar para que servem mas sinceramente não sei bem e para dizer algum disparate é melhor não dizer nada. O que eu sei é que no sábado de manhã vou colocar o aparelho propriamente dito. Depois, lá para 2013, vamos ver se valeu a pena.


5 comentários:

  1. Lol!
    Bem eu deve de ser a única pessoa a quem nasceram os dentes do siso que nunca doeram, nunca chatearam os outros dentes, e ainda tinha espaço para mais dois dentes pequeninos lá atrás (tipo dente de leite!).
    quanto á parte do juízo, bem acho que os meus vieram trocados! :$

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho 27 anos e os sisos "nunca deram o ar da sua graça" para estas bandas...
    até tenho medo do que me espera se eles resolverem crescer...
    beijos

    ResponderEliminar
  3. os meus apareceram aos 21 e quase não dei por isso. O problema foi quando começaram a 'desarrumar' a casa...:)

    ResponderEliminar
  4. vais por aparelhagem???'uiui!!!! vê la se consegues convencer a salgueirona tb!;)
    então para o teu aniv se calhar....musse???;)

    ResponderEliminar
  5. já meti a "aparelhage" ontem :) hoje já comi uma bifana no pão mas sem trincar, ou seja, tirava bocadinhos e comia. Estas coisas enfiadas nos molares é que são um pouco mais chatas mas de resto até está a correr bem. A ver se no proximo fds falamos com a Nanda Salgueirona ;)

    ResponderEliminar