sexta-feira, 5 de março de 2010

Avó Luzinha

Enquanto não compramos o fogão lá para casa desenrascamo-nos com este fogão herdado da bisavó do sr.AC. Tem umas boas décadas mas funciona lindamente e já nos deu um jeitão. Gosto de ter em casa objectos que tenham recordações associadas, sejam pessoas, momentos, histórias.
O que eu gostava mesmo muito era de ter um fogão a lenha como tem a minha tia Antónia em Barcelos e que ainda hoje funciona. É um fogão enorme, com uma pequena caldeira, em tons de verde. Ainda o ano passado quando lá fui para o casamento de uma prima o velho fogão estava a trabalhar. Obviamente que nós vamos ter um fogão normal, vitrocerâmico, igual a tantos outros que são, salvo raras excepções, peças sem graça. Não são bonitos, não são feios. São essencialmente práticos e mais nada. Agora os fogões a lenha têm outro charme. Não sei se isto é do excesso de chuva na moleirinha mas gostava de ter um. Não sei bem bem para quê, mas gostava.

(foto daqui)

1 comentário:

  1. Madame X! ;)
    Ja conhecia os AGA e adorava ter um. Vi uma vez um programa sobre esses fogoes. São mesmo giros. Duram uma vida e por isso são caros, é um investimento a longo prazo. Aí para os teus lados um bichinho desses custa quanto?
    Alegre Casinha

    ResponderEliminar