quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Cabine de duche ou cortinas

Não sou uma pessoa com a mania das limpezas e a lide doméstica nunca foi a minha prioridade no que diz respeito a ocupar tempo livre.  Claro que há limites, verdade, e o meu esbarrou com a cabine de duche cá de casa. Coisa do diabo, parece que nunca está limpa! E de tantos modelos que existem no mercado tínhamos logo de comprar um que não permite que se tirem os painéis para limpar as partes que se sobrepõem. Não há detergente, lixívia ou ácido que nos valha*.  É por isso que ando com muuuuuita vontade de mandar a cabine às urtigas e voltar às velhas cortinas de duche. Não é que me agrade muito, não só porque fico a pensar no dinheiro que gastámos mas também porque me lembro bem que as cortinas de duche às vezes colam-se às pernas enquanto tomamos banho ou que deixam escapar água para o chão. Ainda assim, estas desvantagens parecem-me menos desagradáveis do que ver fungos a colonizar o nosso duche sem que os possamos exterminar. 
E agora o conselho para quem anda a construir casa ou em remodelações: não comprem cabines de duche sem confirmar primeiro se as portas podem ser retiradas para limpeza. Acreditem, é menos uma chatice doméstica na vossa vida.



*bom, mas se alguém tiver uma solução por favor partilhem!

9 comentários:

  1. Infelizmente não tenho nenhuma solução incrível a propor. Talvez alguns daqueles produtos anti-bolor e môfo muito fortes funcionem, é mais uma questão de persistência e de irem fazendo experiências. No nosso caso temos cortinas e, apesar de terem todas as desvantagens que foram tão bem apontadas, gosto muito do tom que imprimem às casas de banho. É que há cortinas de duche tão giras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel! Eu já tentei de tudo, não consigo exterminar o bolor que teima em aparecer no duche, principalmente nas partes que estão sobrepostas.
      As cortinas também têm a vantagem de podermos mudar quando nos cansamos de ver a mesma coisa todos os dias.:) Bom fim de semana!

      Eliminar
  2. Ola, tenho cabine de duche e não trocava por nada, a minha é do tamanho de uma banheira e tem um vidro fixo e um de correr não tenho esse problema que fala, talvez por ser vidro, não sei... a sua é vidro ou acrílico ? o acrílico é que pode encardir com o tempo... mas não se arrependa da cabine, já tive a experiência das cortinas em casa dos meus pais e só encontro desvantagens

    Mónica Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica!
      As minhas são de vidro. O problema é que se trata de um espaço pequeno e as portas não abrem para fora, são corridas. Há sempre uma parte de 20 cm, mesmo quando estamos fechados no duche, que fica sobreposta. Mesmo que pulverize com os anti-bolor, lixívia, etc, precisavam de ser escovadas ( principalmente os encaixes) para ficarem limpas. Uma amiga minha não tem este problema porque as portas desencaixam-se como as marquises. Logo as minhas tinham de ser fixas.. :S
      Mas ainda vou tentar mais uma vez.

      Eliminar
  3. Ola, tenho cabine de duche e não trocava por nada, a minha é do tamanho de uma banheira e tem um vidro fixo e um de correr não tenho esse problema que fala, talvez por ser vidro, não sei... a sua é vidro ou acrílico ? o acrílico é que pode encardir com o tempo... mas não se arrependa da cabine, já tive a experiência das cortinas em casa dos meus pais e só encontro desvantagens

    Mónica Almeida

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho cortinas e a minha claustrofobia não me permite as portas, não sei se me aguentava lá dentro muito tempo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que sofrerias bastante com a nossa casa de banho pequenina :) Ainda assim a nossa base de duche não é a mais pequena do mercado. De vez em quando, assim umas 2 x por ano, tenho saudades de ter banheira para um banho demorado. :)
      bom fim de semana!

      Eliminar
  5. Nós temos cabine de duche e também é muito difícil de limpar.Há poucos dias uma das portas desencaixou-se e tomámos uma medida muito drástica, desaparafusamos tudo, lavei tudo com lexivia, novo silicone e nova montagem.Não é a solução mais prática do Mundo, mas por agora está limpo.Antes disto acontecer, também ponderei mudar para cortinas...Há coisas irritantes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. precisava que me acontecesse um percalço desses. ainda não tomei uma decisão...:)

      Eliminar