terça-feira, 3 de abril de 2012

Direitos de autor

A propósito de um post que eu publiquei há uns meses pesquisei na net uma imagem que ilustrasse as minhas palavras. Abri o google images e feita uma breve pesquisa encontrei uma fotografia que assentava bem na ideia que queria expressar. Como não estava associada a um site ou blog  ( o link era do próprio ficheiro) coloquei como referência para as duas imagens que utilizei "@googleimages" já que era a única fonte (fraca e sem reconhecer o autor, admito) que tinha.  Em momento algum disse que a fotografia era minha.
Acontece que o autor da fotografia encontrou a fotografia aqui e contactou-me no sentido de a retirar, o que fiz prontamente, com um pedido de desculpa. Foi uma situação chata e inesperada (penso que eram as únicas fotos que publiquei sem ter uma referência fidedigna) mas serve como lição para quem anda nestas andanças.

3 comentários:

  1. Quando percebo quem é o autor coloco a referência, mas algumas vezes não coloco porque percebo que o blogue de onde tirei, também não é o autor da imagem. Dá sempre para ver o site de origem da imagem (mesmo que se tenha pesquisado no google images) mas nada nos garante que seja mesmo o autor em alguns dos casos..

    Mesmo assim, tal nunca me aconteceu. Era português o autor?

    ResponderEliminar
  2. É português sim. Olha,a minha "infonabice" não me deixou ver a fonte. :) Lembro-me que só me aparecia a foto sem estar associada a um blogue. Até porque a foto que eu coloquei não é a mesma do blogue em questão porque não tem a marca de água com o nome do autor. É a mesma foto, sem dúvidas, mas não foi do blogue que eu a retirei por esse motivo (além de que efectivamente eu não encontrei a fotografia associada a um blogue ou site, embora perceba que existe sempre uma fonte)
    A fotografia em questão captava a parede de uma loja lisboeta que tinha uns objectos que eu andava à procura. Enfim, foi chato porque não foi intencional, nem costumo usar fotos de terceiros. E quando o faço procuro sempre colocar uma referência (como no caso dos Better After) nunca as utilizo como minhas. Em 3 anos de Alegre Casinha esta foi a primeira chatice. Algum dia tinha de ser :)

    ResponderEliminar
  3. é chato mas na internet já se sabe. as imagens que coloco quase nunca têm a fonte porque também não a enconro (ou não sei ver a origem). Quanto ás fotografias que tiro não me importo nada que quem quiser as use.
    beijos

    ResponderEliminar