quarta-feira, 11 de abril de 2012

Choques maternais

Saber que as filhas das minhas colegas têm 7/8 anos, usam soutien desde os 3 e  maquilham-se todo o santo dia antes de ir para a escola.

Com 7/8 anos eu usava regularmente fatos de treino (ora de algodão ora de um tecido meio impermeável) e também uns calções de licra com t-shirt largueirona por cima. Muitas vezes eram daquelas com publicidade à trilionésima maratona da EDP ou à 7UP e o Fido Dido. Os ténis eram de marca desconhecida ou então Sanjo, sempre muito gastos e sujos na biqueira. Tinha uns amarelos que adorava.
O soutien apareceu na minha vida lá pelos 12 anos, era mais um top de ginástica que outra coisa e era azul clarinho. Maquilhagem só no Carnaval quando a minha mãe me mascarava de Pierrot e me pintava as bochechas com baton vermelho e desenhava uma lágrima mal amanhada ao pé do olho.

Outros tempos.


6 comentários:

  1. A minha mãe teve a infeliz ideia de me comprar um fato de Pierrot que depois teve de render, anos a fio, já não aguentava mais a porra do fato no Carnaval. O soutien acho que depende muito do corpo da miúda, a maquilhagem também me faz um pouco de confusão, mas noto que é comum agora verem-se crianças com verniz por exemplo.

    ResponderEliminar
  2. A minha sobrinha tem 7 anos e não vejo que use soutien ou se maquilhe... acho que tudo depende do que as mães e a família transmite.

    ResponderEliminar
  3. Fuschia: o meu fato de Pierrot também foi usado mais do que uma vez. Nunca percebi a fixação pelo dito cujo. Uma vez bati o pé para ir de princesa mas a minha mãe estragou-me os planos ao obrigar-me a vestir uma camisola de gola alta por baixo do fato (de cetim) e umas collants de lã. Sapatos de princesa não tinha, foram os ténis amarelos. Digamos que não correu bem.

    Estrela: Tens toda a razão. É no entanto curioso que nenhuma das minhas colegas se maquilhe e até sejam pessoas bastante simples. Foi isso que também me chamou a atenção. A escola terá o seu peso nesta equação, tal como a televisão. Claro que no fim quem decide são os pais. O inusitado foi eu não fazer a mínima ideia que miúdas de 7/8 anos se preocupavam em não sair de casa sem sombra ou baton. :)

    ResponderEliminar
  4. estou parva, mesmo as que eram mais vaidosas usavam um laço na cabeça mas maquilhagem era coisa impensável e soutien muito menos, aliás, eram coisas que nessa idade nem nos passavam pela cabeça, estavam a anos luz das nossas cabeças!!
    meu deus!!
    beijos

    ResponderEliminar
  5. Eu só me mascarei uma vez quando era criança, lá pelos 12, queria ser uma princesa, mas imaginava-as como nos livros que eu lia....infelizmente calhou-me um vestido de cetim rosa(feito pela minha mãezinha...Deus a tenha!) e um chapéu de papel mesmo carnavalesco, com motivos á anos 70 psicadélico!!!! nada de varinha e os sapatos do costume....tb não correu nada bem..........por isso só me voltei a marcarar este ano, para uma aula no ginásio onde ando....eheh


    quanto ao resto da qquestão...bem eu cá tenho dois rapazes! assunto arrumado. :)

    ResponderEliminar