sábado, 18 de fevereiro de 2012

Bebés dadores

Já aqui falei deste assunto mas acho que vale a pena falar outra vez. 
A Maria é uma bebé dadora desde que nasceu. Doámos as células do cordão umbilical ao Lusocord, um banco público de âmbito nacional que oferece gratuitamente a criopreservação das células estaminais. Como podem consultar no site "O principal objectivo imediato da criopreservação das células estaminais do sangue do cordão umbilical é o seu uso em transplantação humana. A Investigação Científica com as células estaminais para tratamento de muitas doenças no âmbito da Medicina Regenerativa, é o segundo grande objectivo." O processo é muito simples, basta preencher um formulário e depois aguardar o contacto da Lusocord. Mais tarde recebemos via estafeta um kit que levámos para a maternidade. No dia seguinte ao nascimento da Maria um outro estafeta foi recolher o kit. Muito simples. 

4 comentários:

  1. Então qual a desvantagem deste em relação aquele que é pago? (não me estou a lembrar do nome da empresa..acho que até existem duas).

    Até tenho ideia que os especialistas dizem que dificilmente se conseguem usar as próprias células para salvar algum filho, é mais vantajoso para os irmãos.

    ResponderEliminar
  2. A suposta desvantagem prende-se com o facto de não guardares as células só para o próprio dador ou familiares directos, ficam num banco universal tal como quando se dá sangue. Mas, e citando um blog de uma pediatra(http://paracucaginguba.blogspot.com/

    "...as células do cordão servem para tratar doenças que precisem de transplantes de medula. Doenças genéticas, doenças que afectem a medula óssea como os linfomas, as leucemia, as anemias aplasicas e isso. Ora fixemo-nos nas doenças genéticas. Se a doença é genética o cordão a usar não pode ser do próprio que, como é obvio para toda a gente, tem a mesma doença. Nas leucemia e linfomas o heterotransplante ( transplante de outro) é mais eficaz do que o auto transplante ( do próprio) por razoes que se prendem com a reacção graft vs host ou enxerto vs hospedeiro sobre a qual não irei discorrer. Posto isto será, quer-me parecer, mais útil enriquecer o banco publico com o maior número de amostras possível do que guardar o cordão do próprio que pode nem para ele servir. "

    Não quero com isto dizer que as empresas não são uma boa opção, cada um sabe de si...No nosso caso, para além do elevado valor cobrado pelas empresas privadas (mais de 1500€ fora as anuidades), pesou a vontade de querer contribuir para um banco que pode ser útil para qualquer pessoa.

    ResponderEliminar
  3. Não fazia a mínima ideia... Obrigada pela informação! É de extrema utilidade e merece esta re-publicação no teu blogue. Bjs*

    ResponderEliminar
  4. Sim, a opinião da paracuca relembra-me a do especialista que eu tinha ouvido falar. Pessoalmente prefiro a opção publica, não por poupar dinheiro, mas porque utopicamente, se todos optássemos pelo banco público, isto seria um mundinho muito melhor. Uma referência a guardar :) Será que é devidamente publicitado pelos centros de saúde?

    ResponderEliminar