Andamos com algumas dúvidas sobre como pintar o exterior da AC agora que a parte da frente já está toda rebocada. Em princípio vamos usar cal para ela ficar toda branquinha. Um arquitecto que esteve lá em casa até nos deu uma fórmula para caiar que uma amiga dele alentejana lhe passou: pedras de cal + sabão azul e branco + sal. Parece que a mistura fica mais densa e elástica e que as paredes não largam aquela "caliça" habitual, evitando assim a caiação anual. Confesso que a parte do sal me deixa um pouco de pé atrás mas...vou investigar!
Agora...A minha/nossa dúvida prende-se com as faixas da casa. Quando a comprámos tinha faixas cor de vinho a toda a volta. As janelas e portas não estavam pintadas à volta mas as portadas estavam pintadas de azul muito clarinho.
Sinceramente a cor de vinho não me agrada por aí além...Gosto mais de azul sobre o branco da cal. Por outro lado as casas ao lado têm um debruado amarelo. Também não sei muito bem se devemos pintar à volta da porta e das janelas porque a casa é pequenina.. E as portadas, será que devemos pintar de azul clarinho como estavam originalmente? Pois..Se alguém tiver uma sugestão é favor colocar o bitaite na caixa de comentários :)
Não pintem à volta das janelas e portas! É pedra, não é?
ResponderEliminarPedra não se pinta!
Sugestão de um leitor curioso...
cá vai o meu bitaite: não caiem a parede, pintem com tinta para exteriores branca se não vão andar todos os anos a re-caiar !! cores: portadas azul claro vivo ou azul cobalto (o azul das portas em marrocos) e à volta das janelas cinzento !! tenho dito
ResponderEliminarBem vindo leitor curioso! :)
ResponderEliminarA opção não é pintar a pedra mas sim à volta. Até porque as pedras, para além de ser bonitas, deram muito trabalhinho a encontrar! Eu não fazia ideia que podiam custar qualquer coisa como 200 euros! Como alargámos 2 janelas, substituimos algumas pedras partidas e optámos por fazer a lareira com cantarias tivemos de fazer uma ginástica social (falar com várias pessoas que por sua vez conhecem outras pessoas, etc etc) para ver se arranjávamos umas pedras à borla. :)
Pois...o problema da cal é esse mesmo: precisa de manutençao anual.
ResponderEliminarNos interiores nao vamos mesmo utilizar cal porque não me agrada nada a ideia de me encostar a uma parede e ficar toda branca. por outro lado, e por experiencia propria, sei que a cal vai libertando a famosa caliça. E todos os anos ter de arredar moveis e afins para pintar é capaz de ser puxadote..
Obrigada pela sugestão cromática sr. RM! Ficou registada!
A cal dura menos mas na minha opinião é um branco mais bonito ! Eu optava por caiar !
ResponderEliminar