quinta-feira, 2 de julho de 2009

A primeira vez...

A primeira vez que vi a Alegre Casinha não foi amor à primeira vista.. Era de noite e chovia muito. O telhado estava meio torto, o reboco a cair, o anexo ameaçava cair a qualquer momento. Acho que nem saímos do carro. Não houve "aquele" entusiasmo. Ainda assim voltamos lá, primeiro sozinhos depois acompanhados pela senhora da imobiliária. À luz do dia e sem a chuva a dar um ar sombrio a casa já parecia outra coisa. De linhas muito simples, a casinha tinha um beirado à antiga muito bonito, com uns "rebites" na ponta que lhe davam um toque especial.Se o exterior da casa tinha algum encanto por dentro a coisa era um pouco...diferente... O material predominante era a madeira, que no caso estava toda roída pelo "bicho". Em baixo tinha 2 divisões: uma pequena sala na entrada com uma máquina de lavar velha plantada a um canto e uma máquina de costura ferrugenta a outro, mais uma cozinha minúscula com uma lareira. Através de umas escadas desengonçadas fomos até ao 1º piso. Uma saleta dava acesso a dois microquartos, sem janelas, baptizados de "quarto do REC" porque lembravam um filme de terror que tinhamos visto dias antes. No interior lixo, lixo e mais lixo. Papéis antigos. Roupa velha. Alguns móveis corroídos.
Nas traseiras um antigo lagar de vinho cujo telhado tinha caído por completo condicionando o nosso acesso. Lá dentro uma hera malvada monopolizava o espaço. Junto ao lagar uma casinha sem telhado com um forno.

O abandono a que esteve entregue nos últimos 20 anos deixava antever que a casa precisava de muitas muitas mas mesmo MUITAS obras. Mas o potencial estava lá: localização perfeita, perto do mar, linhas simples, preço acessível à nossa carteira, sem vizinhos colados e com um pedaço terra para nos sentirmos um pouco mais livres.

2 comentários:

  1. Com que então .... travaste conhecimento com o lar numa noite de chuva.... Não vais dizer que andavas ali por acaso ou à caça de gambuzinos..... às 6.30h da manhã..... "Ah, e tal, ia trabalhar...." Engana-me!!!! :D LOOOOOOOOOOOL

    ResponderEliminar
  2. Ora agradeco o comentário senhora dona J. Foste a primeira das 2 únicas pessoas que sabem da existência do blogue a comentar! :)Mas tenho de corrigi-la e dizer que eram 6h30m sim senhora, mas da tarde!!! Depois do trabalhinho..

    ResponderEliminar