quinta-feira, 16 de abril de 2015

Enganar galinhas

Há uns tempos que as nossas galinhas comiam os próprios ovos. Ao fim de semana ainda íamos a tempo de apanhar um ou outro ovo mas durante a semana era impossível.Quando chegávamos do trabalho a capoeira estava transformada num cenário do CSI, com grandes pingos de ovo a escorrer pelas paredes e casca de ovo espalhadas.
Foi assim que voltei a comprar ovos. Chegaram depois as opiniões alheias: cortar o bico às bandidas, dar casca de ostra, mudar para milho para poedeiras. Houve ainda quem sugerisse mudar o nome da Irene para Cabidela e o da Esmeralda para Canja, se é que me faço entender...
Deixámos o assunto arrastar-se até que no fim de semana se fez uma pequena alteração na capoeira. O chão ficou desnivelado, com uns 'braços' de madeira para conduzir o ovo para um recipiente estrategicamente colocado no exterior da capoeira. Mais não é do que um pequeno garrafão com uma porta recortada e farrapos dentro para amortecer a chegada do ovo. Até ver resulta, já temos ovos novamente. 
Reconheço que este post não será muito interessante mas quem sabe se alguém desse lado do ecrã não tem um problema semelhante? Esta pode ser uma solução.


O interior da capoeira, com as paredes repletas de provas dos crimes. Os 'braços' conduzem o ovo ao exterior, não ficando presos nos cantos.

O garrafão. No fundo tem palhas e tecido para amortecer os ovos. No fundo também tem furos para escoar a água.
Ovos de galinha e ovos da pata, estes bem maiores e saborosos. Assim que chega da escola é a Maria que os vai buscar. 

4 comentários:

  1. Ahaha Adorei os novos nomes para as galinhas :D
    Olha que excelente solução! Muito bem ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cabidela, Canjinha, Fricassé, Nugget... :)
      Até agora está a funcionar, temos tido ovinhos todos os dias.
      Bom fim de semana Dulce!

      Eliminar
  2. ola, realmente muito boa ideia, lá em casa temos uma que põe os ovinhos e nunca os comeu, em casa da minha mãe quando isso acontecia dava-se-lhes casca de ostra e costumava resultar, quanto a cortar-lhes o bico, que horror, quem teve essa ideia deviam-lhe ter cortado a língua quando disse semelhante coisa, valha-nos Deus...
    Mónica Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica
      A história do bico também me faz muita confusão e nem pensar fazer isso às galinhas. Mas parece q é prática comum... Demos a casca de ostra mas não resultou, depois comprámos milho para galinhas poedeiras e também não resultou. Até ver, esta solução de inclinar a capoeira está a resultar.
      Bom fim de semana!

      Eliminar