segunda-feira, 4 de junho de 2012

Tu? Você? *

Às vezes (não raras) não sei como tratar as pessoas: tu, você? Se um 'tu' me parece descontraído demais para aplicar com certas pessoas, o 'você' é demasiado pesado e canastrão em algumas situações.  Convenhamos, tratar com cerimónia pessoas que, embora mais velhas e com um cargo superior ao nosso, dizem asneiras a torto e a direito e nos tratam por 'tu', é esquisito. Mas tratar por 'tu' também pode soar a confiança a mais. Entendem este meu dilema**? Bem que podia haver um terceiro termo ou então era tudo tratado da mesma maneira.

*eu nunca utilizo a palavra 'você', não gosto, utilizo-a aqui para resumir o modo como falamos com algumas pessoas. Por exemplo: não digo "Você acha que..." mas sim "Acha que..." ou "Lyonnce Vyckttórya, acha que..."
**Não é  um dilema assim tão grande mas sim uma imensa falta de jeito que me assiste quando conheço pessoas novas.

4 comentários:

  1. muitas vezes tenho o mesmo problema e não sei como reagir... mas não gosto muito do você

    ResponderEliminar
  2. óooo como te compreendo Srª AC, passo exactamente pelo mesmo e cheira-me que não seremos as únicas com dilemas semelhantes!

    (onde raios foste TU tirar o nome Lyonnce Vyckttórya? loool cheira-me que deve de ser alguma coisa de jet set (pindérico) que é o que temos neste pobre país....

    e realmente porque não um terceiro termo??

    jokas

    ResponderEliminar
  3. Ó menina Béu, então não sabe quem é a Lyonnce?! É irmã da Lyanni! :D

    ResponderEliminar
  4. Ups! mil desculpas.... (mas quem raio é a Lyanni????? )....


    continuo na mesma :)

    bj

    ResponderEliminar