quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aulas


As aulas de preparação para o parto estão a correr bem e acho que, para casais sem experiência com pequenas criaturas, dá muito jeito.

Coisas importantes a reter:


- o útero (e o corpo em geral) demora 2 anos a ficar normal!

- mecónio é o primeiro cocó gosmento e fedorento dos bebés

- rolhão mucoso, para além de uma expressão feia como tudo, é uma espécie de muco cervical e um dos sinais de alerta para a chegada do parto

- existem várias técnicas de eructação, que é como quem diz pôr o bebé a arrotar

-os bebés que são alimentados exclusivamente com leite materno não bebem água (salvo indicação médica, claro)

- o banho do recém nascido deve demorar 2 minutos

- não há grande volta a dar: a episiotomia é uma realidade para a maioria das grávidas. E como diz a enfermeira "mais vale um corte pequeno e certo que tecido rasgado". Eu só de pensar nisso encolho-me toda...


E podia continuar com esta conversa que não deve interessar a muita gente mas é preferível deixar umas fotozinhas da barriga 32 e da bola de pilates que entretanto comprámos para ajudar nos exercícios pélvicos. :)



2 comentários:

  1. Estou a ver que essas aulas dão muito jeito e ensinam muitas coisas importantes, não fazia ideia de que eles não bebiam água enquanto mamam, a minha irmã costumava dar chá de erva doce ao meu sobrinho por cauda das cólicas (coisa que ela aprendeu com a sogra).
    A tua barriga está mesmo linda!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Num momento tão bonito, bem que podiam ter arranjado uns nomes mais bonitos e simpáticos ;) Como sempre ouvi dizer - e de certeza que é o que mais esperas -, quando esse rolhão mucoso chegar, que seja uma hora bem pequenina! Beijinho!

    ResponderEliminar