quarta-feira, 31 de outubro de 2012

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Azeite

Na sexta feira fomos a uma palestra dedicada aos lagares e à produção tradicional do azeite, no âmbito de um projecto municipal ligado aos saberes/fazeres locais. O orador fez uma apresentação muito interessante e no final pudemos fazer uma pequena prova de azeites. Eram apenas 4 variedades mas deu para perceber que os azeites podem ser muito diferentes entre si. Um deles tinha sido colhido no dia anterior e tinha um travo amargo e picante. Sabia a 'verde', se é que me faço entender. Um outro sabia muito levemente a tomate  e outro a banana. O mais velho (da época passada) aproximava-se do azeite corrente que se utiliza na maioria das casas. Eu sei que esta história de saber a 'verde', 'tomate' ou 'banana' lembra as descrições que encontramos nos rótulos de certos vinhos e que eu nunca consegui identificar  - "...suaves reminiscências de especiarias e geleias de frutos vermelhos com ameixa... " - mas no caso destes azeites era bastante fácil de distinguir.


Algumas das ideias a reter:

-  não se escolhe o azeite pela acidez (é o mesmo que escolher o vinho pelos graus)
- o azeite virgem extra é o melhor 
- o azeite perde qualidade com o tempo; não vale a pena guardar
- uma fatia de laranja, alho, sal e um fio de azeite dá uma boa entrada
- uma fatia de laranja, azeite e mel dá uma boa sobremesa



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O concerto

Foi realmente muito bom. 
O Coliseu estava à pinha e muito quente. À minha frente estava um moço com um casaco de lã grossa que emanava uma aura de calor. Não sei se foi promessa que ele fez a algum santinho mas a verdade é que não despiu o casaco e andou a partilhar a sua sauna pessoal com os mais próximos.  Também vi muita gente a fumar no meio da plateia (não é proibido?), de braço no ar porque estavam mais apertados que sardinhas em lata e não conseguiam ter o cigarro noutra posição.   Ah, e vi uma moça a chorar e  gritar "ornatooooooooos".
Mas voltando à música propriamente dita, sabe bem quando aquilo que ouves em CD é reproduzido com a mesma qualidade num concerto. Já vi alguns concertos em que a banda não se aguenta em palco. A voz do Manel Cruz é fabulosa e a energia que a banda transmitiu fez com que o concerto fosse excelente. Durante quase três horas tivemos direito a 35 músicas, algumas das quais inéditas. Ficou-me no ouvido "Os Sítios onde eu o Esqueço", inspirada numa viagem à Nazaré.

Foi muito, muito, muito bom

domingo, 21 de outubro de 2012

Irmãos

A relação com os irmãos pode ser a relação mais duradoura que uma pessoa pode ter. Quando nascemos os nossos pais são adultos, quando casamos ou temos filhos nós já somos adultos. Mas quando temos um irmão, a diferença de idade é (geralmente) pouca e acompanham-nos até ao fim. 

 imagem daqui

Eu sempre quis ter mais irmãos, ou pelo menos ter uma relação muito próxima com o que tenho. Hoje olho para a Maria, penso na minha idade e nesta crise que teima em não passar, vejo o meu recibo de ordenado e os cortes do(s) próximo(s) anos e fica tudo mais cinzento e triste. Se há coisa em que nunca pensei foi em ter apenas um filho. Mais do que dinheiro, é o futuro que me estão a roubar.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

33.2

Página 33 do livro A inundação, de Emílio Zola, surripiado ontem da estante da minha mãe.  Obra do meu inconsciente impressionado com tamanha chuvada. Será que é bom?

Isto passa rápido

 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

33.1*

33 semanas, uma barriga gigante, um casaco a rebentar pelas costuras.



* Começa hoje a saga fotográfica 33. Só não sei quando termina, é até apetecer.

33

 
imagem daqui

 33.
O trinta e três (33) é o número natural que segue o 32 e precede o 34.

É um número composto, que tem os seguintes factores próprios: 1, 3 e 11.

Pode ser escrito de forma única como a soma de dois números primos:33=2+31\,  

Refere-se a idade de Jesus e de Alexandre o Grande 

Na maçonaria refere-se ao grau máximo simbolicamente defendido na marca 33 na graduação de abertura do compasso (instrumento de medição de ângulos ) ou em outras situações refere-se ao 66.

É o número de vértebras que o ser humano tem ao longo   de sua coluna

É também o número de anos que comemoro hoje.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Chá

Quentinho ou gelado, o chá de erva princípe tem sido a minha companhia nos últimos dias, vindo de um tufo que cresce descontrolado no nosso 'jardim' . Como tem propriedades digestivas e calmantes pode ser que ajude a digerir o Orçamento de Estado do próximo ano.





.

sábado, 6 de outubro de 2012

Para quem não viu


Ontem, no Portugueses pelo Mundo, falou-se da Escócia.
Não fosse a falta de coragem (e também vontade, claro) em deixar a família  e já havia uma Alegre Casinha nos arredores de Edimburgo.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Doce



Há muito tempo que não partilhava uma foto da nossa Dixie. Continua doce e melosa, a melhor companhia de sempre.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Domingo

O dia esteve bonito com o sol a aquecer o corpo. O som da banda a acompanhar a procissão e o cheiro das farturas pelo ar, misturado com vento vindo do mar. Depois, o bailarico, os casais a dançar e os miúdos a rir. O nosso domingo foi assim:







segunda-feira, 1 de outubro de 2012